top of page

UMA AVENTURA DO OLHAR
Pinacoteca Fórum das Artes, Botucatu, 2023/24

FOTO EXPO MÃE.JPG

Exposição Uma aventura do olhar, de Carla de Cápua. Pinacoteca Fórum das Artes, Botucatu, Brasil, 2023/2024. 

O título desta exposição é pertinente na medida em que nos permite ver não apenas telas e desenhos, mas também viajar no tempo e no espaço de cada cena. Artista-viajante, Carla sabe, como poucos, o roteiro que está a nos propor visualmente, evidenciando percursos em superfície, cor, luz e forma. 

Nada aqui é fruto do acaso, nem da imaginação. Quadros e desenhos resultam de fotografias que passaram, antes, pelo olho da artista (ou de pessoas muito próximas a ela), o que lhe permite potencializar detalhes, explorar cores, intensificar matizes e selecionar técnicas – óleo sobre tela ou desenho em pastel seco. Carla de Cápua abraça a figuração, tem raro domínio sobre ela e pode, assim, representar lugares e gentes com propriedade.  Nenhum aspecto lhe escapa: estão ali todos os sorrisos, as descobertas pessoais, as paisagens, o respeito diante do outro e da cultura do outro. O encantador de serpentes, no Marrocos, monges trabalhadores, no Butão, moças leitoras, no Japão ou, ainda, os jardins de Monet e a sequência de sorrisos da criança, são testemunhos singulares do movimento do olhar e de sua escolha configuracional. Ao capturar cenas banais do cotidiano, reintroduz quadro a quadro, a leveza “como reação ao peso do viver”.

“As meninas à beira do Sena” retornam no retrato de “Maria Clara” e em “Maria Luísa e os monges”. Investidas da passagem do tempo, o foco da representação recai sobre o rosto e o olhar oblíquo da primeira, enquanto na segunda, encaramos um olhar interrogativo que nos permite ver o que ela olha pelo reflexo das lentes de seus próprios óculos. Se repararmos bem, esse exercício de ver o que outro olha está presente em outros quadros como “Nas ruínas de Knossos”, “Uma noite de verão em Creta” e “A perder de vista”.

A contemplação é apresentada como um jogo entre olhares porque não basta representar. É preciso dar ao “instante decisivo” da fotografia suas dimensões humana e plástica, provocar o imaginário do observador pela força poética implicada nas superfícies de telas e desenhos  e levá-lo a participar, sem sair do lugar, desta aventura, este deslocamento sem margens que só a arte é capaz de proporcionar.

Maria Adélia Menegazzo

Membro da ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte

Primavera de 2023

eflyer.png

Flyer de divulgação da exposição Uma aventura do olhar, de Carla de Cápua.

Pinacoteca Fórum das Artes, Botucatu, Brasil, 2023/2024. 

bottom of page